Muito falamos nos cuidados que as crianças devem ter quando na cozinha e esquecemos que nós também podemos nos machucar neste ambiente.
Aqui vão 10 dicas de como se proteger e evitar maiores riscos.
- Use material de proteção: avental de algodão (nunca de plástico), ou até mesmo uma blusa de manda comprida. Isso evita com que líquidos quentes ou mesmo fogo atinjam seu corpo e você se queime.
- Use um perfex molhado embaixo da tabua de cortes. Em especial, se ela for de polietileno! Isso porque a tábua pode escorregar por cima da pia e isso pode lhe levar a fazer um corte na sua própria mão. O paninho molhado usado embaixo delas não permite que escorreguem, evitando o acidente.
- Certifique-se que suas facas e objetos cortantes (como tesouras próprias para a cozinha), estejam devidamente afiados e guardados com a serra para baixo. Isso vale também para descascadores e raladores. Assim quando for abrir a gaveta ou o local onde são guardados, você não corre o risco de se cortar.
- Guarde objetos de alumínio como panelas, tigelas (bowls), formas (de bolo, assadeiras), em locais secos. Se estes objetos ficarem guardados em locais próximos a água ou úmidos, correm o risco de enferrujar e podem não somente machucar, como ainda te dar uma dor de cabeça, correndo o risco de ter que tomar uma antitetânica. Vai por mim, já vi casos desses! Se acontecer de um objeto seu entrar em contato com água e enferrujar, não tenha dúvida, jogue fora!
- Quando cozinhando, foque 100% no que está fazendo. A desatenção causa a maioria dos acidentes. Um óleo muito quente; uma água fervendo; o cabo da panela virado para fora… são inúmeros exemplos de acidentes que podem acontecer quando desviamos o foco.
- Use as bocas do fundo do fogão para ferver água ou fazer fritura. Assim você evita de se queimar ou alguém que esteja próximo, como uma criança por exemplo. E nunca jogue o alimento na fritura. Use uma escumadeira para colocar o alimento no óleo quente.
- A luva térmica te ajuda a não se queimar, mas o pano de prato não! Isso porque o pano pode estar úmido e o contato dele com algo quente pode te levar a uma queimadura séria. Se você o utilizar perto das panelas, cuidado para não atear fogo! É muito comum a pessoa deixar o pano queimar se usado perto da boca acesa do fogão, para segurar uma panela, para mudar o cabo da panela de lugar.
- O chão está escorregadio? Não dá tempo de limpar? Jogue sal no chão! O sal é um antiderrapante excelente!
- Resolveu usar fritura e aqueceu demais o óleo e sua cozinha está cheia de fumaça: NÃO USE ÁGUA! A água em contato com o óleo o faz explodir e o risco de se machucar é ainda maior! Desligue a chama e espere a fumaça dissipar. Se você fizer uma chama alta ou porque flambou algo ou porque a gordura que utilizou (manteiga, azeite, óleo) “subiu”, e ficar com medo, desligue a chama da boca do fogão e espere a chama dissipar. Não utilize um pano de prato para abafar, pois o vento só irá espalhar o fogo e deixar a situação ainda mais tensa.
- Alguns aparelhos eletrônicos têm a tomada com pinos mais grossos. Elas são de 20 amperes. Estes aparelhos exigem maior capacidade de energia e muito melhor que comprar um adaptador é trocar a tomada. É mais seguro e normalmente bem barato. Tomadas de 20 amperes usadas em adaptadores podem pegar fogo!
- Extra: cuidado com pouca iluminação na cozinha; com chão escorregadio e fios soltos! Cozinhe em ambiente arejado e busque não ter fatores externos que chamem sua atenção durante o preparo dos alimentos. Crianças correndo pela cozinha: jamais!!!
Gabi Junqueira | Cozinheira Internacional, chef na Você Gourmet Gastronomia. Formada em Cozinha Internacional pela escola Wilma Kovesi, especializada em comida francesa pelo Institut Paul Bocuse, na França, e pós-graduada em Cozinha Avançada com ênfase em química dos alimentos, pelo SENAC. Bartender pela New York Bartending School.
Instagram: @vcgourmet | Facebook:www.facebook.com/vcgourmet
O post Vamos falar de segurança na cozinha? apareceu primeiro em Mamis na Madrugada.
from Mamis na Madrugada https://ift.tt/3AMOpdG
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário